Chefe do Departamento de Medicina (DME)

Chefe do Departamento de Medicina (DME):

O professor Vitor é médico pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (2006), Mestre em Parasitologia (2009) e Doutor em Ciências (Parasitologia/Helmintologia) (2013) pela mesma instituição. Professor Adjunto e atualmente Chefe do Departamento de Medicina da Universidade Federal de Lavras (UFLA), além de ser membro ativo do Núcleo Docente Estruturante do curso de Medicina, do Colegiado da Pós-Graduação em Ciências da Saúde, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e do Conselho Universitário. A sua prática médica e ensino dão-se sobretudo no âmbito da Medicina da Família e Comunidade. Possui experiência em prevenção, assistência, educação e gestão em Saúde Pública, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Suas linhas de pesquisa abrangem, principalmente, os temas: medicina; saúde pública com atenção a aspectos epidemiológicos, acesso à informação, desenvolvimento profissional e aprimoramento de serviços; doenças infecciosas e parasitárias, em especial esquistossomose e estrongiloidose; desenvolvimento de modelos laboratoriais (roedores e primatas não humanos) para o estudo e manutenção de helmintos; tratamentos imunossupressores e imunomoduladores em infecções helmínticas experimentais; patologia de doenças parasitárias; taxonomia de nematódeos e trematódeos. Desenvolve ainda atividades, inclusive de extensão universitária, junto a populações vulneráveis visando a promoção da saúde localmente e em projetos de cooperação internacional.