Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres

Mestrado em Ciências da Saúde

Acessos: 1584

O Mestrado do Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde/PPGSA teve início em fevereiro de 2017 e conta com 15 docentes permanentes e 03 colaboradores. O processo seletivo para ingressos ocorre semestralmente. O programa objetiva formar Mestres com autonomia, senso crítico-reflexivo e sólido conhecimento para atuar na docência e na pesquisa de forma profissional e interdisciplinar no campo das Ciências da Saúde. Além de estimular e desenvolver a capacidade do trabalho em equipe, visando a solução dos problemas reais da população, abrangendo tanto as áreas técnico-científicas quanto a de gestão em saúde.

O Programa possui pesquisas financiadas pela CAPES e FAPEMIG e estão distribuídas nas linhas:

1) Alterações Metabólicas, Inflamação e Alimentos Funcionais: Estuda os mecanismos celulares e moleculares envolvidos na patogênese da obesidade e suas comorbidades bem como a resposta do sistema imunológico na regulação e resolução da inflamação em diferentes processos fisiológicos e patológicos. Efeitos biológicos locais e sistêmicos de alimentos e fármacos sobre o metabolismo e o processo inflamatório.

2) Epidemiologia de doenças infecciosas e parasitárias:Descrição de padrões de infecção, coinfecções e levantamentos epidemiológicos com ênfase nas doenças infecciosas e parasitárias. Projetos multidisciplinares, envolvendo os agentes etiológicos, reservatórios e vetores das doenças infecciosas e parasitárias. Estudos de vigilância, prevenção e controle de endemias de importância nacional e regional (tais como: leishmanioses e arboviroses).

3) Neurobiologia experimental: Estuda as conexões no sistema nervoso central e periférico do ponto de vista celular, bioquímico, molecular e farmacológico. Análises dos controles e modulações neuroendócrinas e autonômicas durante reações comportamentais como estresse, reprodução, ingestão alimentar e sepse.

4) Relação parasito-hospedeiro e controle de vetores: Características biológicas e morfológicas de endo e ectoparasitos de seres humanos, incluindo algumas de interesse zoonótico. Estudo das respostas imunológicas e os processos patológicos oriundos das interações dos parasitos com seus hospedeiros intermediários e definitivos. Transmissão de agentes patogênicos e métodos de controle dos principais vetores de doenças endêmicas. O PPGSA assume um perfil científico interdisciplinar recebendo profissionais como Biólogos, Biomédicos, Enfermeiros, Farmacêuticos, Médicos, Médicos Veterinários, Nutricionistas, Odontólogos, entre outros. Neste sentido, os egressos serão capacitados a levantar questões relacionadas ao conhecimento científico; analisar, organizar e publicar os resultados de suas pesquisas; acompanhar o desenvolvimento da ciência em sua área de atuação; utilizar ferramentas didáticas para o ensino de discentes de graduação e Pós- graduação; autonomia para solicitação de auxílios financeiros aos órgãos de fomento, bem como adaptar e incorporar a experiência da Pós- graduação na sua prática profissional; consolidar grupos de pesquisa tanto no setor acadêmico como industrial e com um conhecimento avançado e abrangente para lhe permitir chefiar grupos multidisciplinares em diversas frentes do conhecimento.