Histórico do LabMol/UFLA
O Laboratório de Diagnóstico Molecular é um laboratório multiusuário e conta com infraestrutura de ponta em Biologia Molecular, projetada para oferecer análises diagnósticas de qualidade e ambiente adequado para desenvolvimento de pesquisas na área.
A equipe técnica do laboratório conta com 1 docente, com grau de Doutor; 2 servidores técnico-administrativos com grau de mestre e 2 técnicas de laboratório, também com grau de mestre.
Para atender às exigências de um Laboratório NB-2, foi cedido um espaço no Departamento de Medicina, adequado pela Coordenação do LabMol em parceria com a Pró-Reitoria de Infraestrutura e Logística, a qual foi aprovada pela Vigilância Sanitária em nível Municipal e Estadual.
O LabMol foi um dos contemplados com os recursos obtidos pela Universidade Federal de Lavras em Termo de Execução Descentralizada (TED) com o Ministério da Educação (MEC), e foi estruturado para desenvolvimento de ações de enfrentamento à Covid-19, com o objetivo de auxiliar os órgãos de saúde pública da região de Lavras no combate à pandemia. O laboratório foi estruturado visando a realização de testes em amostras biológicas, pela técnica de reação da transcriptase reversa seguida pela reação em cadeia da polimerase (RT-PCR) para diagnóstico molecular de infecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV2), com equipamentos de alta tecnologia, equipe técnica devidamente capacitada para a realização da coleta e do processamento de amostras biológicas de casos suspeito de infecção pelo novo coronavírus.
De início, o laboratório atendeu a um fluxo para realização de testes diagnósticos pela Rede de Apoio Técnico Laboratorial Covid-19, coordenada pela Fundação Ezequiel Dias (FUNED) e pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em conformidade com a Superintendência Regional de Saúde de Varginha (SRSV), atendendo critérios e demandas definidos pela SES-MG.
Atualmente, o atendimento abrange 50 municípios conforme determinado pela SRSV. Com o objetivo de fomentar a descentralização da vigilância laboratorial, por meio da habilitação e atuação em rede, utilizando métodos de biologia molecular e colaborar no desenvolvimento de pesquisas científicas de interesse à vigilância em saúde, a Coordenação Estadual de Laboratórios e Pesquisa em Vigilância estabeleceu diretrizes para a habilitação de laboratórios candidatos à Centros Colaboradores (CC) da Rede Estadual de Laboratórios de Saúde Pública de Minas Gerais (RELSP/MG), por meio de atuação em rede.
Os CC são unidades laboratoriais especializadas que não integram o organograma da SES-MG, inseridas em Secretarias Municipais de Saúde (SMS), Universidades (estaduais e federais), centros de pesquisa ou entidades filantrópicas, e que apresentem os requisitos necessários (instalações físicas, equipamentos, protocolos técnicos e profissionais aptos) para desenvolver atividades relacionadas à vigilância laboratorial em amostras biológicas. Com isso, o Labmol participou da seleção para os Centros Colaboradores e de acordo com o Parecer Técnico nº 2/FUNED/DIOM/2022, para HABILITAÇÃO DE LABORATÓRIO candidato a centro colaborador da RELSP/MG, o Labmol recebeu o parecer favorável para integrar os CC da RESLP.
Apesar de ser um sistema multiusuário recente, alguns pesquisadores e instituições já se beneficiaram da infraestrutura do LabMol/UFLA. O laboratório foi inaugurado no final de 2020, fazendo parte da Rede Covid, em colaboração com a FUNED, destinado apenas ao diagnóstico molecular da covid-19, beneficiando assim o estado de Minas gerais no enfrentamento da pandemia da covid-19.
Durante todo o período desde sua criação, diversos pesquisadores da UFLA se beneficiaram de suas instalações.
Cabe destacar que o laboratório conta com a Resolução Normativa FCS N19, de 16 de fevereiro de 2022, que dispõe sobre as normas de organização e funcionamento das atividades do Laboratório, determinando todo fluxo, prioridades e protocolos para utilização de suas instalações.